ARTROSCOPIA DO TORNOZELO

ARTROSCOPIA DO TORNOZELO

O que é artroscopia?
A artroscopia é a técnica cirúrgica que permite o diagnóstico e o tratamento de lesões dentro das articulações por meio de mini aberturas na pele (portais artroscópicos), através das quais são introduzidas uma câmera de vídeo e instrumentais cirúrgicos.


Quais as vantagens da artroscopia?
A cirurgia artroscópica tem como maior vantagem, a menor agressão que causa aos tecidos que envolvem a região operada, proporcionando ao paciente um pós-operatório menos doloroso, com cicatrizes bem menores mais estéticas e muitas vezes, uma recuperação mais rápida.

Artroscopia do Tornozelo

A artroscopia se tornou popular nos tratamentos das lesões do joelho (meniscos e ligamentos). Mas, como em todas as outras áreas da ortopedia, teve suas indicações expandidas para as demais articulações do corpo. Hoje, embora menos conhecidas do que a artroscopia do joelho e do ombro, são realizadas também artroscopias do tornozelo, do punho, do cotovelo e até mesmo do hálux (dedão do pé).
Por exigir treinamento em Cirurgia do Pé e Tornozelo em centros de ortopedia que possuam um artroscópio (aparelho para a realização da artroscopia), não são todos os ortopedistas e nem mesmo todos os especialistas em pé e tornozelo que são treinados ou habilitados para realizar artroscopias no pé ou tornozelo.
Quais as indicações da artroscopia do tornozelo?
As principais indicações da artroscopia do tornozelo são: tratamento da lesão osteocondral do tálus, tratamento da síndrome do impacto anterior, remoção de corpos livres articulares, sinovectomias, etc.

O tempo de recuperção após uma artroscopia do tornozelo varia conforme a patologi a ser tratada. Em casos mais simples, como no impacto ósseo anterior ou posterior do tornozelo, o paciente pode apoiar o pé no chão, com auxílio de muletas, já o primeiro dia após a cirurgia.
Para maiores informações, consulte um especialista em pé e tornozelo.


Para agendar uma consulta ligue (011) 2165-2384 / 96307-5857
Para falar com o Dr. André Donato: dr.andredonato@gmail.com

Dr André

Os comentários estão fechados.