Tratamento de Joanete

Tratamento de Joanete

O hálux valgo, doença popularmente conhecida como “joanete”, é a deformidade dos pés que acomete a articulação do hálux (dedão do pé) com o primeiro osso metatarsiano. O desvio lateral do dedão que ocorre durante a evolução do “joanete”, leva à formação de uma calosidade dolorosa na porção interna do pé que atrapalha ou impede o uso de calçados fechados, especialmente os de bico fino.
Não é incomum que, em muitos casos, o paciente procure orientação médica e tratamento  pela presença de dor em toda a parte da frente dos pés e deformidades associadas dos dedos menores.

O tratamento do hálux valgo consiste na adaptação dos calçados, procurando um padrão que se encaixe melhor à forma dos pés do paciente (vide neste site o artigo “Como Escolher o seu Calçado”).
Uma vez instaladas a deformidade e a calosidade, a tendência é que estas se agravem com o passar do tempo. Órteses e afastadores de silicone entre os dedos são de pouca ou nenhuma utilidade na contenção do joanete. Nos casos de deformidades importantes e realmente dolorosas, que limitam o dia-a-dia do paciente, o tratamento cirúrgico está indicado.
OBS: NUNCA SE DEVE OPERAR UM JOANETE POR ESTÉTICA!!!

Cirurgia de Joanete

A cirurgia de correção do hálux valgo, tão temida pelos pacientes no passado e ainda hoje, já não é mais tão assustadora. Fazem parte do passado os pós-operatórios extremamente dolorosos, imobilizações prolongadas e meses de sofrimento para reabilitação do pé operado. O ortopedista especialista em pé tem hoje à sua disposição, um grande número de materiais de síntese e instrumentais cirúrgicos que facilitam a cirurgia, diminuem a agressão ao pé durante o ato cirúrgico e proporcionam uma correção mais firme e duradoura, possibilitando ao paciente um pós-operatório bem menos doloroso e livre das incômodas imobilizações gessadas usadas no passado.
É permitido ao paciente caminhar com o auxilio de sandálias ortopédicas já a partir do dia seguinte à cirurgia. Nos casos mais simples, o paciente volta a caminhar livre de proteção especial no pé por volta de 4 semanas após a cirurgia. Nos casos mais graves este período pode chegar a 6 semanas.
Para agendar uma consulta clique aqui: www.drandredonato.com.br ou ligue (011) 2165-2384 / 96307-5857
Para falar com o Dr. André Donato: dr.andredonato@gmail.com
Obs: Não respondemos a pedidos de orçamentos de cirurgia por e-mail.

Dr André