Osso Navicular Acessório

Osso Navicular Acessório

O que é o osso Navicular Acessório?

Antes de explicarmos o que é o navicular acessório precisamos esclarecer o que é o osso navicular. O navicular , é um pequeno osso localizado na região média do pé e que tem um importante papel na movimentação desta região, chamada de mediopé, durante o caminhar.

Osso Navicular
Local da dor no Navicular Acessório

O navicular acessório é um osso extra, localizado junto ao navicular, que existe em aproximadamente 20% das pessoas. Nos casos onde não produz sintomas, o paciente sequer se dá conta de sua existência. Entretanto, em alguns casos, a presença do osso acessório pode acarretar uma saliência dolorosa na parte interna do pé. Os sintomas, em geral, surgem na infância ou adolescência e são agravados pela prática de atividades físicas. Quando surgem somente na idade adulta, geralmente têm início com um episódio de trauma local, como por exemplo, uma torção do pé.

Navicular Acessório – Tratamento

Como tratamento inicial, podem ser tentadas as imobilizações, palmilhas e fisioterapia. Porém, em muitos casos, estas medidas não são eficazes no longo prazo e o paciente volta a sentir dor aos esforços físicos. Nesta situação, a solução definitiva para o problema é o tratamento cirúrgico.

Navicular Acessório – Cirurgia

A cirurgia consiste na retirada do osso navicular acessório. Em alguns casos, como nos pés planos graves, há necessidade de outras correções ósseas associadas. Após a cirurgia, o paciente permanece imobilizado por período de 4 a 6 semanas e a seguir inicia a reabilitação fisioterápica. O retorno completos às atividades físicas ocorre de 2 a 3 meses após a cirurgia.
Para maiores informações e agendamento de consultas ligue (011) 2165-2384 / 96307-5857 ou 96307-5857.
Para falar com o Dr. André Donato: dr.andredonato@gmail.com

Dr André

Os comentários estão fechados.