Hálux Rígido ( Artrose no Dedão do Pé)

O que é Hálux Rígido?

É a artrose que acomete a articulação do hálux (dedão do pé) com o primeiro metatarso. A doença consiste de um desgaste progressivo na cartilagem articular que leva à rigidez progressiva do dedão.

Artrose do Hálux

Hálux Rígido – Sintomas

Começa com um quadro de dor na junção dedão – pé, que inicialmente ocorre aos grandes esforços (caminhar muito, correr, saltar, etc) e vai se tornando mais intensa e mais frequente com o passar do tempo. Nas mulheres, os sintomas começam a limitar o uso de calçados com o salto alto.  Com a evolução da artrose o dedo vai ficando progressivamente mais rígido (daí o nome Hálux Rígido) e doloroso.

Hálux Rígido – Diagnóstico

O diagnóstico é feito por meio do exame clínico, realizado pelo ortopedista, e das radiografias do pé. Eventualmente, uma Ressonância Magnética pode ser necessária para informações complementares e para a decisão quanto ao melhor método de tratamento.

Hálux Rígido – Tratamento

Nos estágios iniciais, o tratamento consiste no uso de medicação anti-inflamatória, fisioterapia, adaptação dos calçados, palmilhas, etc. Uma opção mais moderna e eficaz nos casos menos avançados, são as infiltrações de ácido hialurônico. Infelizmente, a tendência natural da doença é progredir para pior e após alguns anos, estas medidas deixam de ser eficazes. Quando o tratamento conservador falha, está indicado o tratamento cirúrgico.

Hálux Rígido – Cirurgia

A cirurgia para o Hálux Rígido será decidida de acordo com o estágio da doença. Nos estágios iniciais, há a possibilidade de procedimentos que visam manter a função completa do dedo, ou seja, preservam o movimento (queilectomias, osteotomias, artroplastias, etc). Com o adventos da técnica minimamente invasiva, a cirurgia preservadora do movimento tem mostrado resultados bastante satisfatórios. Nos estágios onde a artrose já é muito avançada e a rigidez do dedo é quase completa, a solução mais apropriada é a artrodese. A artrodese do hálux é uma cirurgia que elimina por completo o pouco movimento que ainda existe na articulação doente. Com o bloqueio completo da articulação, a dor é eliminada. A dúvida dos pacientes em relação à artrodese é sempre a mesma: “Doutor, vou conseguir caminhar normalmente com o dedo rígido?” e a resposta é “SIM”. A artrodese do hálux é uma cirurgia bastante eficaz nestes casos e muito pouco limitante para função do pé. Apenas o uso de calcados com saltos altos é que fica prejudicado porém, a paciente que possui Hálux Rígido em estágio avançado, já não consegue usar saltos há muito tempo e não voltarão a usá-los após a cirurgia.

Artrodese do Hálux fixa com 02 parafusos

Para maiores informações e agendar uma consulta ligue (011) 2165-2384 / 96307-5857/ 96307-5868