O que é  a articulação de Lisfranc ?

É a junção entre os ossos da parte da frente do pé (antepé), chamados de metatarsos, e os ossos do meio do pé (tarso).

Como ocorrem as lesões da articulação de Lisfranc ?

As lesões desta região podem ser resultado de torções, quedas, traumas diretos, acidentes automobilísticos, etc.  O fato é que algum destes traumas produzem alterações no alinhamento entre os ossos da articulação de Lisfranc.. As lesões podem afetar exclusivamente os ligamentos (luxações) ou estarem associadas a fraturas (fratura-luxação).

Lesão da articulação de Lisfranc – Sintomas e Diagnóstico

Após sofrer este tipo de lesão, é comum que o paciente evolua com um inchaço intenso na região e incapacidade de apoiar o pé no chão para caminhar. O diagnóstico é feito  por meio do exame clínico, realizado pelo ortopedista, e radiografias. Em muitos casos, uma avaliação complementar com Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética pode ser necessária.

Fraturas de Lisfranc

Lesão da Articulação de Lisfranc – Tratamento

Salvo raras exceções, o tratamento das lesões da Lisfranc é obrigatoriamente cirúrgico. O objetivo da cirurgia é restabelecer a congruência articular, ou seja, recolocar ossos e ligamentos em sua posição ideal. Os ossos são reposicionados e fixados, em geral de forma temporária, com fios metálicos ou parafusos.

Fixação com fios e parafusos

Prognóstico

O prognóstico de recuperação completa da função do pé após as Lesões de Lisfranc está diretamente relacionado à gravidade da lesão inicial e à qualidade do tratamento instituído. Nas lesões ligamentares puras, é muito provável o retorno completo às atividades de vida diária e mesmo às atividades físicas, sem nenhuma sequela, dentro dos seis meses seguintes à cirurgia. Nos casos onde há fratura associada, o retorno às atividades deve ser discutido com o paciente, sempre baseado na gravidade da lesão inicial.
Para agendar uma consulta ligue (011) 2165-2384 / 96307-5857 ou 96307-5868
Para falar com o Dr. André Donato: dr.andredonato@gmail.com