A artrose do pé pode se manifestar em diferentes regiões. Só para relembrar, artrose ou osteoartrose, é a doença que leva ao desgastes das articulações. Para melhor entendermos as causas da doença e seus sintomas, dividimos o pé em três regiões:

  • Retropé (parte de trás do pé), composto pelo osso do calcanhar e pelo tálus;
  • Mediopé, composto pelos ossos navicular, cubóide e cuneiformes;
  • Antepé, composto pelos metatarsos e falanges.
    Artrose do Retropé
    É a artrose que acomete a articulação entre o tálus e o calcâneo. É mais comumente causada por sequelas de fraturas nestes ossos, coalizões tarsais (fusão congênita entre os ossos) ou deformidades adquiridas, como o pé plano adquirido do adulto (assunto já abordado aqui em outro texto). Os sintomas típicos são dor que pode acontecer na parte externa, interna do retropé ou ambas, que piora aos esforços físicos e dificulta o caminhar em terrenos inclinados ou acidentados.

Articulação talo-calcaneana normal
Articulação talo-calcaneana com artrose


Artrose do Mediopé
A artrose isolada do mediopé não é comum mas, pode ocorrer como sequela de fraturas que acometem esta região, osteocondrite ou osteonecrose do osso navicular e também coalizões tarsais. Em geral os sintomas são exuberantes e bastante incapacitantes. A dor está presente aos esforços e pode vir acompanhada de inchaço e deformidades progressivas no pé.

Articulação talo-navicular normal
Articulação talo-navicular com artrose




Artrose do Antepé
São as artroses que acometem a junção tarso metatársica e também as articulações entre os metatarsos e os dedos (metatarso-falangeanas). Nestas regiões, a osteoartrose primária, ou seja, sem causa traumática prévia, é mais comum. Embora também manifestem dor relacionada aos esforços, são, em geral, menos limitantes nas fase iniciais da doença. Com o progredir da artrose, o paciente passa a ter dificuldade para os esforços físicos com o pé e limitação para o uso de alguns calçados.

Articulação tarso-metatársica normal
Articulação tarso-metatársica com artrose


Tratamento
O tratamento passa por uma avaliação criteriosa do estágio da doença e das possíveis deformidades associadas. Pode-se instituir mudança de hábitos, adaptação da atividade física, uso de medicamentos e fisioterapia, palmilhas ou órteses. Entretanto, nos casos mais avançados, somente o tratamento cirúrgico trará o resultado esperado. O tempo de recuperação após a cirurgia varia conforme a localização da artrose mas, em média, dura de 3 a 4 meses. Na grande maioria dos casos, a cirurgia de escolha é a artrodese (fusão entre ossos).
Para maiores informações, consulte um especialista em pé e tornozelo.
Para agendar uma consulta, ligue (011) 2165-2384 / 96307-5857
Para falar com o Dr. André Donato: dr.andredonato@gmail.com