Pés Reumatoides

Artrite Reumatoide é uma doença autoimune, ou seja, causada pelo próprio sistema imunológico do paciente. Acomete as membranas sinoviais (tecido que reveste internamente as juntas do corpo) e outros órgãos.Em conseqüência das crises de inflamação que acometem as articulações, surgem deformidades e alterações funcionais. As articulações das extremidades do corpo, mãos e pés, são as mais comumente afetadas mas, a doença pode acometer também os joelhos, quadris, coluna, etc.
Falaremos aqui, brevemente, dos chamados Pés Reumatoides ou Pés Reumáticos.

Pés Reumatoides

A fase ideal para o tratamento e controle da Artrite Reumatoide é o início da doença, onde o desgaste ósseo importante e as deformidades ainda não se instalaram. Nesta fase, o tratamento é feito pelo reumatologista

Os pacientes portadores de deformidades nos pés devido à Artrite Reumatoide, acabam por procurar o ortopedista numa fase onde as deformidades já estão instaladas. A doença, geralmente, atinge inicialmente os dedos mas, pode progredir com manifestações em todo o pé, provocando lesões tendíneas, ligamentares e, num estágio mais avançado, o desgaste articular (Osteoartrose).
O tratamento varia conforme a gravidade das deformidades e, na maioria das vezes, é cirúrgico. É fundamental que o paciente faça o tratamento regularmente com o Reumatologista para controlar as crises inflamatórias da doença, pois este controle bem feito afetará diretamente os resultados do tratamento ortopédico no longo prazo.
As deformidades mais comuns são os dedos em garra, o hálux valgo (joanetes) e as calosidades na parte da frente dos pés. Uma nova modalidade cirúrgica que pode auxiliar muito no tratamento dessas deformidades é a cirurgia minimamente invasiva, tema já abordado em outro texto neste site.
Para agendar uma consulta ligue (011) 2165-2384 / 96307-5857