O termo “canelite” é popularmente usado para descrever a dor que ocorre na região frontal e/ou interna das pernas, associada à prática de atividades físicas de impacto, principalmente a corrida. Os atletas mais susceptíveis ao problema são os corredores iniciantes ou aqueles mais experientes que introduzem mudanças bruscas na rotina de treinos (intensidade, velocidade, terreno onde corre, frequência de treinos, etc).

Locais da dor na canelite

O nome correto da doença é Síndrome do Estresse Tibial. Na verdade, o que ocorre é um excesso de solicitação da musculatura da perna. A musculatura está intimamente ligada ao osso e exerce sobre ele uma tração. O excesso de tração sobre o osso acarreta um processo inflamatório da membrana que o envolve (periósteo) e isso causa dor no local. Caso o atleta insista em treinar, mesmo com o aumento progressivo da dor, a sobrecarga que está na periferia do osso passa a afetar a sua região mais central e isso gera microlesões que, ao longo do tempo, podem se transformar em uma fratura, a chamada fratura por estresse.
Dentre as possíveis causas para a canelite, está o tipo de pisada do atleta. Atletas que possuem uma pisada muito pronada, tendem a desenvolver o problema com mais facilidade.

Pés pronados

O tratamento
O tratamento exige uma diminuição ou completa interrupção dos treinos de impacto, a depender da gravidade da lesão. O uso de medicações anti-inflamatórias não traz muito benefício já que pode mascarar os sintomas de lesões mais graves e não trata o problema diretamente.
É importante que o atleta procure avaliação médica para identificar os fatores causais da sua lesão e corrigi-los.
Na maioria dos casos, é indicada fisioterapia esportiva para a melhora da força muscular, flexibilidade e propriocepção (equilíbrio) e correção de posturas inadequadas. Podem ser necessários também ajustes do material esportivo (tipo de tênis, uso de palmilhas, etc) e melhor orientação quanto à rotina de treinos e exercícios preventivos.
Para agendar uma consulta, ligue: (11) 2165-2384 ou 96307-5857