R. Joaquim Floriano, 466 - Cj. 1014 (esquina com a R. Bandeira Paulista)

Itaim Bibi, São Paulo, SP

Tel/fax: 2165.2384 - 96307.5857

e-mail: dr.andredonato@gmail.com

Consultório

Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia do Pé e Tornozelo, Medicina Esportiva. Tratamento e prevenção das lesões ortopédicas do joelho, tornozelo e pé.

O Atleta de fim de semana

Muitas pessoas, por inúmeras razões, buscam a prática de atividade física de forma esporádica, de preferência nos finais de semana e feriados, quando têm algum tempo livre.

Esta prática, ao contrário do que se pode imaginar, traz pouco ou nenhum benefício à saúde de quem a realiza, embora possa trazer alguma satisfação pessoal.

As lesões ortopédicas mais freqüentes, nos "atletas" de fim de semana, são as dores e distensões musculares, os entorses de tornozelo e joelho, as contusões ("pancadas") e, em casos mais graves, as rupturas ligamentares, tendíneas e as fraturas. 

É bastante comum para os ortopedistas, atender em seus consultórios às segundas-feiras, pacientes com queixas relacionadas às atividades físicas praticadas no final de semana. Muitos destes, completamente descondicionados para tais atividades, manifestam dores musculares tão intensas que os faz buscar atendimento médico, devido à suspeita de que algo mais grave possa ter acontecido.

Assim, ficam aqui algumas dicas:

  1. A prática esportiva, para proporcionar algum nível de condicionamento físico, deve ser realizada no mínimo 3 vezes por semana.
  2. Procure sempre a orientação dos profissionais de Educação Física antes de iniciar uma nova prática.
  3. Utilize material esportivo de boa qualidade.
  4. Realize exames médicos antes de iniciar a prática de esportes, especialmente se você tem mais de quarenta anos e está sedentário há muito tempo.

Mas, se ainda assim, só lhe resta o final de semana para realizar alguma atividade física, tome alguns cuidados:

  • - Faça sempre um período de aquecimento, de aproximadamente 5 minutos, antes de iniciar a atividade, onde os movimentos envolvidos no esporte a ser praticado devem ser reproduzidos em baixa intensidade.
  • - Respeite os limites do corpo. O seu corpo dá sinais de fadiga que devem ser respeitados para se evitar lesões: dores musculares ou articulares, dificuldade para respirar, etc.