R. Joaquim Floriano, 466 - Cj. 1014 (esquina com a R. Bandeira Paulista)

Itaim Bibi, São Paulo, SP

Tel/fax: 2165.2384 - 96307.5857

e-mail: dr.andredonato@gmail.com

Consultório

Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia do Pé e Tornozelo, Medicina Esportiva. Tratamento e prevenção das lesões ortopédicas do joelho, tornozelo e pé.

Pé Cavo

É possível dizer que o pé cavo é o oposto do pé plano ou seja, é o tipo de pé que possui um arco plantar (curva dos pés) elevado. Na prática, isso significa uma redução na área da planta dos pés que é utilizada para o apoio. Os pés cavos sofrem um aumento natural de pressão sob o calcanhar e os metatarsos (região da frente dos pés), o que muitas vezes leva ao surgimento de calosidades que podem ser volumosas e dolorosas.

É muito importante que, nos casos mais graves de pés cavos, sejam pesquisadas possíveis causas neurológicas para o desenvolvimento da deformidade, como a doeça de Charcot-Marrie-Tooth. Nos casos onde não há causa neurológica para o surgimento do pé cavo, estes são chamados de pés cavos idiopáticos (sem causa aparente). Nestes casos, o tratamento consiste na adaptação de calçados, uso de palmilhas e órteses corretivas e/ou de compensação e a fisioterapia. Quando estas medidas falham na tentativa de eliminar os sintomas, há a opção de tratamento cirúrgico.

Ao abordarmos cirurgicamente o pé cavo, o que se busca é uma correção da anatomia do pé para que a pressão plantar seja distribuída de maneira mais uniforme, diminuindo as áreas de sobrecarga e consequentemente, as calosidades dolorosas. Para conseguirmos a correção desejada, lançamos mão das cirurgias ósseas (osteotomias), ou seja, cortes feitos através dos ossos do pé, geralmente os metatarsos e o calcâneo.

A recuperação pós operatória leva em média 3 meses, já levando em conta o período de fisioterapia que é necessária para a recuperação da força, do equilíbrio e principalmente para a adaptação à nova maneira de pisar no chão após a correção da deformidade dos pés.

Para maiores informações, consulte um ortopedista especializado em Cirurgia do Pé e Tornozelo.