R. Joaquim Floriano, 466 - Cj. 1014 (esquina com a R. Bandeira Paulista)

Itaim Bibi, São Paulo, SP

Tel/fax: 2165.2384 - 96307.5857

e-mail: dr.andredonato@gmail.com

Consultório

Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia do Pé e Tornozelo, Medicina Esportiva. Tratamento e prevenção das lesões ortopédicas do joelho, tornozelo e pé.

Você é Saudável Para Praticar Esporte?

Para a maioria das pessoas, atividades físicas de intensidade moderada não oferecem riscos à saúde e não há necessidade de uma avaliação médica antes de iniciá-las. Porém, para alguns indivíduos, a avaliação médica é indispensável.

O Colégio Americano de Medicina Esportiva elaborou um breve questionário que orienta o público leigo quanto à necessidade de uma avaliação médica antes de iniciar a prática regular de atividades físicas:

  1. Algum médico já lhe disse que você tem problemas cardíacos ou que só deve praticar exercícios recomendados por um médico?
  2. Você sente alguma dor ou desconforto no peito quando pratica atividades físicas?
  3. Nos últimos 30 dias você sentiu alguma dor ou desconforto no peito sem praticar atividades físicas?
  4. Você costuma sentir tonturas, perda de equilíbrio ou já perdeu a consciência em alguma ocasião?
  5. Você tem problemas ósseos ou articulares (por exemplo, coluna, quadril ou joelho) que poderiam ser agravados pela mudança de suas atividades físicas?
  6. Você faz uso regular de medicamentos para pressão arterial ou doenças cardíacas?
  7. Você tem conhecimento de qualquer outra condição de saúde que o(a) impeça de praticar atividades físicas?

Se você respondeu SIM para alguma destas questões, deve procurar uma opinião médica sobre qual tipo de atividade física é mais seguro e apropriado para o seu caso, antes de iniciar um programa de exercícios!

(from “ACSM Fitness Book,” Third Edition. Page 61. Excerpted from the 2002 revised version of the Physical Activity Readiness Questionaire).