Impacto Femoroacetabular

O impacto femoroacetabular (IFA) é uma condição na qual o osso extra cresce ao longo de um ou ambos os ossos que formam a articulação do quadril – dando aos ossos uma forma irregular. Devido à falta de congruência entre eles, os ossos não se encaixam perfeitamente e sofrem atrito anormal um contra o outro durante o movimento. Com o tempo, esse atrito pode danificar a articulação, causando dor e limitando a atividade.

Cabeça do fêmur de aspecto normal
Cabeça do fêmur com sinal de impacto

Quais são os sintomas do Impacto do Quadril?

Os sintomas mais comuns do IFA são a dor e a perda progressiva da amplitude de movimento do quadril.
A dor geralmente ocorre na região da virilha, embora possa ocorrer em do lado externo do quadril e pode variar entre uma dor que surge após o esforço físico até episódios de fisgadas isoladas que se relacionam aos movimentos de rotação do quadril ou ao ato de agachar. Muito homens queixa-se de desconforto durante o ato sexual.

Quais as causas do Impacto do Quadril?

Os fatores causais do impacto ainda não estão completamente elucidados. Acredita-se que exista uma predisposição ao impacto que surge durante a fase de desenvolvimento do quadril na infância. Atletas de alto rendimento ou praticantes de alguns esportes específicos, como o ballet, podem manifestar sintomas de impacto numa fase mais precoce da vida. Entretanto, não há estudos que comprovem que a atividade física cause o impacto.

Tratamento do Impacto do Quadril

Tratamento não cirúrgico

Seu médico pode recomendar primeiro simplesmente mudar sua rotina diária e evitar atividades que causam sintomas. Medicamentos anti-inflamatórios podem ser úteis na fase inicial do tratamento mas, isoladamente, não são a solução do problema. A fisioterapia é sempre uma tentativa válida e os exercícios específicos podem melhorar a amplitude de movimento do quadril e fortalecer os músculos que sustentam a articulação. Isso pode aliviar um pouco o estresse na cartilagem lesionada, melhorando os sintomas.

Tratamento Cirúrgico

Quando o tratamento não cirúrgico falha e os sintomas são importantes a ponto de prejudicar a performance esportiva ou atrapalhar as atividades do dia a dia, a cirurgia está indicada. A maioria dos casos podem ser tratados com cirurgia artroscópica. Os procedimentos artroscópicos são feitos com pequenas incisões e instrumentos delicados. O cirurgião usa uma pequena câmera, chamada de artroscópio, para ver o interior do quadril.

Durante a artroscopia, o médico pode reparar ou limpar qualquer dano ao labrum acetabular e cartilagem articular. Realiza-se a correção das deformidades ósseas com uma raspagem na borda óssea do acetábulo e também na cabeça femoral.

Para agendar uma consulta ligue (011) 2165-2384 / 96307-5857