Tendinite Patelar

Tendinite Patelar

O que é Tendinite Patelar?
É a inflamação que acomete o tendão patelar, também chamado de ligamento patelar. O tendão patelar é a estrutura anatômica que une a patela (rótula) ao osso da perna (tíbia). Atualmente, o termo tendinite tem sido substituído por tendinopatia. O problema afeta mais homens do que mulheres, na proporção de 2:1 e é muito frequente a sua relação com os esportes que envolvem saltos, como o voleibol.

Quais os sintomas da Tendinite Patelar?
O sintoma mais frequente é a dor na parte da frente do joelho, sobre o tendão inflamado. A dor é mais frequente ao subir e descer escadas ou terrenos inclinados, ao ajoelharmos sobre o joelho acometido e também durante atividades físicas.


Tratamento da Tendinite Patelar
O tratamento inicial evolve a diminuição das atividades de impacto, como s saltos, utilização de anti-inflamatórios e fisioterapia. Revisão sistemática da literatura publicada em 2017 no Arthroscopy Journal (
https://www.arthroscopyjournal.org/article/S0749-8063(16)30928-8/fulltext ), sugere que a linha de tratamento fisioterápica mais efetiva envolve o programa de exercícios de fortalecimento excêntrico. O tratamento pode levar de semanas a meses para que se alcance a condição ideal de retorno às atividade esportivas. As injeções de ácido hialurônico no local da dor têm se mostrado eficazes nos casos crônico onde há degeneração das fibras do tendão.
A cirurgia é reservada para os casos onde todos os outros meios falharam ou quando ocorre ruptura do tendão patelar.
Para agendar uma consulta ligue (011) 2165-2384 / 96307-5857
Para falar com o Dr. André Donato: dr.andredonato@gmail.com

Dr André

Os comentários estão fechados.