Quando a torção de tornozelo evolui mal..

Quando a torção de tornozelo evolui mal..

As torções de tornozelo estão entre as lesões mais frequentes nos atendimentos ortopédicos de urgência. Estima-se que 30% das pessoas que sofrem uma torção de tornozelo evoluem com problemas maiores nos meses que se seguem à lesão. Pensando nisso, pesquisadores britânicos estudaram um grupo de 682 pacientes atendidos em serviços de urgência do Reino Unido para tentar determinar quais os fatores relacionados ao paciente e ao entorse, poderiam sugerir maior chance de evoluir com problemas nos meses seguintes.

TORÇÃO DE TORNOZELO

Os resultados foram publicados recentemente no BMJ (British Medical Journal) e concluíram que: pacientes mais velhos, mais pesados, com dor mais intensa em repouso, dor intensa ao apoiar o pé após a torção, pacientes que demoram mais tempo para buscar atendimento médico e que ainda mantém dor importante 4 semanas após a torção, têm maior risco de evoluir com problemas. https://bmjopen.bmj.com/content/8/11/e022802

O estudo é importante para guiar a conduta inicial nos atendimentos de pronto socorro e fazer com que os profissionais envolvidos no atendimento deste grupo de pacientes entendam que estes merecem atenção especial. Muitas vezes, o acompanhamento de especialistas e um trabalho de reabilitação fisioterápica mais prolongado serão necessários.

Já abordei aqui no site, em outro texto, como tratar uma torção de tornozelo, quando é necessária e como é feito o tratamento cirúrgico das lesões nos ligamentos do tornozelo.

Na dúvida, consulte o especialista de sua confiança.

Para agendar uma consulta ligue (11) 2165-2384, 96307-5857 ou 96307-5868

Para falar com o Dr. André Donato: dr.andredonato@gmail.com

Dr André

Os comentários estão fechados.