Joanete: vale a pena operar?

Joanete: vale a pena operar?

Uma das cirurgias mais temidas da Ortopedia é a cirurgia para a correção dos joanetes (hálux valgo). Muito do que se houve falar a respeito, ainda é resquício do que era feito num passado não muito distante (20 ou 30 anos atrás). As cirurgias eram muito mais agressivas, com tempos de imobilização e recuperação bastante prolongados. Alguns pacientes mais velhos relatam ter ficado 90 dias sem pisar no chão após a cirurgia…

Com as técnicas mais modernas, em especial a Cirurgia Minimamente Invasiva de Joanetes, tudo ficou mais tranquilo e a recuperação mais rápida e menos sofrida. Mas, será que a vale a pena operar o joanete?

Um dos trabalhos científicos mais interessantes sobre esse assunto foi feito pelo médico finlandês Markus Torkki em 2001 . Ele estudou um grupo de 209 pacientes com joanetes dolorosos ao longo de 1 ano. Dividiu os pacientes em 3 grupos: grupo tratado com cirurgia, grupo tratado apenas com órtese (aparelhos afastadores de dedos para correção de joanetes) e grupo que não recebeu nenhum tipo de tratamento. Ao final de 1 ano, percebeu que o grupo que havia sido operado era o mais satisfeito com o tratamento, com melhora significativa da dor, da função do pé e da capacidade de usar calçados fechados.

Sendo assim, quando um paciente me pergunta se ele/a tem indicação de cirurgia para corrigir seu joanete, eu respondo que, se a deformidade existe, dói e atrapalha o dia a dia com os calçados e atividades físicas, SIM, há indicação para o tratamento cirúrgico e vale a pena operar.

Para maiores informações, consulte um ortopedista especializado em Cirurgia do Pé e Tornozelo.
Para agendar uma consulta ligue (011) 2165-2384 / 96307-5857/ 96307-5868
Para falar com o Dr. André Donato: dr.andredonato@gmail.com

Dr André

Os comentários estão fechados.