Arquivo em Novembro 24, 2021

O que é Sesamoidite?

Abordaremos neste texto uma doença pouco frequente no consultório do cirurgião de pé e desconhecida do público em geral, a Sesamoidite.

Sesamóides do Hálux

Sesamóides são dois pequenos osso localizados na parte da frente dos pés, logo abaixo da cabeça do primeiro metatarso:

Localização dos ossos sesamóides
Sesamóides no raio-X

A função dos sesamóides é a distribuição adequada do peso sob a região quando pisamos e também funcionam como estabilizadores e roldanas que transmitem a força exercida pelo tendão flexor ao dedão (hálux) quando caminhamos.

O que é sesamoidite?

É a “inflamação” que acomete os ossos sesamóides.

Sesamoidite – Sintomas

A quadro clínico clássico é a dor intensa sob os sesamóides durante o caminhar. A dor é exacerbada ao se caminhar descalço, com sapatos de solado muito rígido e piora com o uso de salto alto e, por essa razão, é mais frequente entre as mulheres.

Local da dor

Sesamoidite – Causas

Além dos calçados de salto alto, pode também pode ser causada por trauma local, atividades físicas (corrida, futebol, esporte de salto, etc) e pode estar associada à presença de pé cavo.

Sesamoidite – Tratamento

O tratamento inicial é feito com a adaptação dos calçados, medicação anti-inflamatória, restrição para atividades físicas de impacto e fisioterapia. Nos casos mais graves, pode ser necessário o uso de imobilizações para o pé e muletas. A melhora completa do quadro dificilmente ocorre com menos de 90 dias de tratamento. Uma nova opção de tratamento, A Terapia por ondas de Choque, tem-se mostrado bastante eficaz nos casos de sesamoidite, reduzindo a dor e encurtando o tempo de tratamento.
As sesamoidites que seguem sem tratamento por tempo prolongado, podem evoluir para uma grave complicação, a Osteonecrose do sesamóide. Essa é uma situação onde a sobrecarga e inflamação crônicas acarretam prejuízo à circulação sanguínea dentro do osso sesamóide, levando à morte óssea (osteonecrose).

Osteonecrose do Sesamóide

Infelizmente, o quadro é grave e, muitas vezes, irreversível. A osteonecrose pode levar à fratura e fragmentação completa do osso. O quadro causa dor intensa e bastante incapacitante, até mesmo para as atividades simples do dia a dia. Nos casos onde há colapso completo da estrutura do osso sesamóide, a cirurgia para a retirada do osso necrótico (sesamoidectomia) é a opção que resta. É um procedimento cirúrgico simples e com bom índice de sucesso, se realizado de maneira cuidadosa e por cirurgião experiente. A recuperação pós-operatória leva aproximadamente 2 meses.
Para maiores informações e agendamento de consultas clique aqui: www.drandredonato.com.br ou ligue (011) 2165-2384 / 96307-5857
Obs: Não fazemos cotação de cirurgia por e-mail.

Osso Navicular Acessório

O que é o osso Navicular Acessório?

Antes de explicarmos o que é o navicular acessório precisamos esclarecer o que é o osso navicular. O navicular , é um pequeno osso localizado na região média do pé e que tem um importante papel na movimentação desta região, chamada de mediopé, durante o caminhar.

Osso Navicular
Local da dor no Navicular Acessório

O navicular acessório é um osso extra, localizado junto ao navicular, que existe em aproximadamente 20% das pessoas. Nos casos onde não produz sintomas, o paciente sequer se dá conta de sua existência. Entretanto, em alguns casos, a presença do osso acessório pode acarretar uma saliência dolorosa na parte interna do pé. Os sintomas, em geral, surgem na infância ou adolescência e são agravados pela prática de atividades físicas. Quando surgem somente na idade adulta, geralmente têm início com um episódio de trauma local, como por exemplo, uma torção do pé.

Navicular Acessório – Tratamento

Como tratamento inicial, podem ser tentadas as imobilizações, palmilhas e fisioterapia. Porém, em muitos casos, estas medidas não são eficazes no longo prazo e o paciente volta a sentir dor aos esforços físicos. Nesta situação, a solução definitiva para o problema é o tratamento cirúrgico.

Navicular Acessório – Cirurgia

A cirurgia consiste na retirada do osso navicular acessório. Em alguns casos, como nos pés planos graves, há necessidade de outras correções ósseas associadas. Após a cirurgia, o paciente permanece imobilizado por período de 4 a 6 semanas e a seguir inicia a reabilitação fisioterápica. O retorno completos às atividades físicas ocorre de 2 a 3 meses após a cirurgia.
Para maiores informações e agendamento de consultas ligue (011) 2165-2384 / 96307-5857 ou 96307-5857.