Lesões da Cartilagem do Tornozelo

Lesões da Cartilagem do Tornozelo

Quando falamos em lesão de cartilagem, estamos colocando no mesmo grupo, lesões de características bem distintas. Sendo assim, devemos dar nome e sobrenome às lesões.
Apenas para relembrar, cartilagem é o tecido que reveste o osso dentro das articulações. Sua função é permitir o perfeito deslizamento entre as superfícies ósseas e distribuir adequadamente as pressões impostas à articulação durante o movimento. Assim como as células que compõem o sistema nervoso (os neurônios), as células da cartilagem (os condrócitos) possuem um baixo potencial de regeneração.

As lesões difusas da cartilagem articular, também chamadas de desgaste de cartilagem, caracterizam a doença conhecida como Artrose ou Osteoartrose. As lesões menores, que acometem apenas uma porção da superfície cartilaginosa de uma articulação, são chamadas de lesões osteocondrais.

Proporcionar ou propiciar a cura ou regeneração da cartilagem doente é o grande desafio da Ortopedia moderna. Existem hoje, diversas linhas de pesquisa em andamento e novidades promissoras estão à caminho.
O que existe hoje no Brasil?
Infelizmente, como em várias outras áreas, caminhamos a passos lentos na área de pesquisa e desenvolvimento de novos tratamentos e biotecnologia. Para o tratamento da Osteoartrose de tornozelo, são poucas as novidades disponíveis. Nos casos onde a lesão está em estágio inicial, uma avaliação cuidadosa do caso pode indicar a realização de procedimentos cirúrgico que visem estabilizar a evolução da doença e/ou melhorar os sintomas. Nos casos muito avançados onde há grande perda funcional e um grande prejuízo para as atividades diárias do paciente, as cirurgias de artrodese (fusão articular) e, mais recentemente, de artroplastia (prótese do tornozelo) são o caminho final do tratamento. Lembrando que a prótese de tornozelo, embora seja uma opção atrativa para a maioria dos pacientes devido ao fato de preservar parcialmente o movimento do tornozelo, não está indicada para paciente jovens ( o ideal é para pacientes acima dos 60 anos), muito ativos fisicamente ou obesos, entre outras contra-indicações.

Artrodese (fusão) do tornozelo
Prótese de Tornozelo

Quando falamos em lesão osteocondral, as opções disponíveis são a artroscopia simples com desbridamento da lesão e os enxertos osteocondrais. No tratamento de desbridamento, o objetivo é  retirada do tecido cartilaginoso doente e estimulação do osso local que era revestido por essa cartilagem para que haja crescimento de nova cartilagem. O problema é que essa “nova cartilagem” não é igual à original e, embora os pacientes possam melhorar os sintomas, a função completa da cartilagem nunca mais é recuperada e a lesão pode voltar no futuro. Nos casos de enxerto osteocondral, a cartilagem doente é retirada e no seu lugar é implantada uma nova cartilagem, que pode ser retirada do joelho do próprio paciente (se isso for viável) ou ser proveniente de banco de tecidos (cartilagem de doador morto).

Lesão osteocondral (seta preta). Enxerto osteocondral (seta vermelha)

O que há de novo no mundo?
As pesquisas caminham em várias direções. Os caminhos mais promissores são as pesquisas com células tronco mesenquimais e o transplante autólogo de condrócitos. O que se pretende com as células tronco e com o transplante autólogo é possibilitar a regeneração da cartilagem doente com as suas características originais.

Transplante Autólogo de Condrócitos. (fonte: https://www.semanticscholar.org)

Há promessas de que em breve, o trasplante autólogo de condrócitos esteja disponível em nosso meio. Os ortopedistas seguem na torcida para que este breve seja realmente breve. Enquanto isso, seguimos oferecendo aos pacientes as melhores alternativas possíveis para cada caso.
Para agendar uma consulta ligue (011) 2165-2384 / 96307-5857 ou 96307-5868.
Para falar com o Dr. André Donato: dr.andredonato@gmail.com
Obs: Não respondemos a pedidos de orçamentos de cirurgia por e-mail.

Dr André

Os comentários estão fechados.