Arquivo em Abril 4, 2019

Artrodeses no Pé

O que significa Artrodese?

Artrodese é a cirurgia ortopédica que promove a fusão entre dois ou mais ossos com o intuito de estabilizar a região e eliminar os movimentos das articulações formadas por esses ossos.

A cirurgia do pé e tornozelo é a área de atuação do ortopedista que mais utiliza as artrodeses como opção de tratamento. O pé possui uma estrutura complexa, formado por várias pequenas articulações que podem ser afetadas por processos degenerativos (artrites e artrose) levando a quadros dolorosos incapacitantes e sem perspectiva de recuperação da função local. Assim, quando uma das articulações do pé e/ou tornozelo apresenta grau de desgaste avançado e dor incapacitante, a artrodese passa a ser uma boa opção.

As artrodeses mais utilizadas no pé são: artrodese do retropé e mediopé (para tratamento de artrose, pés planos graves, pés cavos, etc.) e a artrodese do hálux, para tratamento de joanetes muito graves ou do hálux rígido.

Muitos paciente temem sequelas grandes para a função do pé após uma cirurgia de artrodese. Mas, quando há indicação cirúrgica de artrodese a função da articulação doente já está bastante comprometida e a dor é intensa, prejudicando a qualidade de vida. Com a artrodese bem feita e atingindo a fusão óssea completa, a dor melhora muito e o paciente consegue realizar atividades que antes não conseguia.

Imagem radiográfica da artrodese subtalar

Caso você tenha recebido a indicação de artrodese do pé por um especialista capacitado, não hesite muito ou postergue demais a cirurgia, ela virá pra melhorar a sua qualidade de vida.

Para agendar uma consulta ligue (011) 2165-2384 / 96307-5857 ou 96307-5868
Para falar com o Dr. André Donato: dr.andredonato@gmail.com


Fratura do Calcâneo – Tratamento

A fratura do calcâneo é uma das situações mais desafiadoras para o Ortopedista especializado em Cirurgia do Pé e Tornozelo.
O calcâneo é o osso do calcanhar. A causa mais frequente da fratura do calcâneo é a queda de altura. Outros traumas, como por exemplo, os acidentes automobilísticos, também são responsáveis por uma parcela destas fraturas. O que deve ficar claro é que, para que ocorra uma fratura do calcanhar, há necessidade de um trauma de alta energia.
O calcâneo é um osso de anatomia bastante complexa e pouco compreendida pela maioria dos ortopedistas, que na maioria das vezes, preferem não se aventurar no tratamento desta lesões. Há dois grandes grupos de fraturas do calcâneo e essa divisão, na maioria das vezes, norteia o tratamento. As fraturas são dividas em extra-articulares (fratura que não atravessam a superfície articular) e as intra-articulares. A maioria das fraturas são intra-articulares  e exigem tratamento por meio de cirurgia.

Tomografia da fratura do calcâneo

Nas fraturas do calcâneo, os pacientes manifestam dor intensa, inchaço no calcanhar e incapacidade para apoiar o pé no chão. O diagnóstico é feito por meio de radiografias e o planejamento ideal do tratamento definitivo também exige uma tomografia computadorizada.
Nos casos cirúrgicos, o objetivo é reconstruir a forma óssea o mais próximo possível da original, embora alguma fraturas sejam tão graves, que impossibilitam uma recuperação completa desta anatomia. Os fragmentos ósseo são reposicionados e fixados por meio de parafusos e placas, conforme a opção do cirurgião.

Fratura do calcâneo fixada com placa e parafusos

O período pós-operatório é demorado e exige muitas sessões de fisioterapia para a reabilitação. O tempo médio de recuperação após uma cirurgia para a fratura do calcâneo é de 6 meses. Em muitos casos, apesar de um tratamento inicial conduzido de forma adequada, a gravidade da fratura pode causar sequelas definitivas para alguns movimentos do pé e dor, de intensidade variável, relacionada aos esforços do dia a dia. Por isso, se você sofreu uma fratura do calcâneo, deve consultar a opinião de um especialista em cirurgia do pé e tornozelo sempre que possível.
Para agendar uma consulta ligue (011) 2165-2384 / 96307-5857 ou 96307-5868
Para falar com o Dr. André Donato: dr.andredonato@gmail.com